The Last Remnant (ラスト Rasuto Remunanto) é um jogo de RPG desenvolvido e publicado pela Square Enix . O jogo é dirigido a públicos tanto japoneses quanto ocidentais e teve um lançamento simultâneo no Japão, América do Norte e Europa, em 20 de novembro de 2008 para o Xbox 360 . O jogo foi lançado em todo o mundo para Microsoft Windows no final de março de 2009 e recebeu um lançamento internacional na rede Steam em 9 de abril de 2009. A versão do jogo para PlayStation 3 havia sido planejado, mas nunca foi lançado. É ambientado em um mundo fictício dividido em várias cidades habitadas por quatro raças diferentes (Mitra - Sovani - Yama - Qsiti). O foco do enredo do jogo está no "Remnant", misteriosos e cobiçados artefatos antigos de diferentes formas e tamanhos, que possuem poderes mágicos, e de uma guerra desencadeada por uma figura misteriosa conhecida como The Conqueror, bem como a busca de Rush Sykes por sua irmã, Irina. O jogo apresenta um sistema único de batalha em que o jogador comanda vários grupos, ou "sindicatos", de personagens ao invés de unidades individuais.
O jogo foi dirigido por Hiroshi Takai e foi o primeiro jogo desenvolvido pela Square Enix para usar a Unreal Engine 3 . Foi destinado pelo presidente da Square Enix, Yoichi Wada para "se tornar o maior e mais completo (e realista) jogo de estratégia em todo o mundo". A direção de arte foi supervisionada pelo chefe-artista Kimihiko Miyamae e o produtor de arte Yusuke Naora . A trilha sonora do jogo foi composta por Tsuyoshi Sekito com assistência de Yasuhiro Yamanaka. Mais tarde foi lançado como um álbum de três discos. O design e o diálogo do jogo foram criados para apelar aos jogadores internacionais, bem como os jogadores japoneses, e a captura de movimento para os personagens principais, incluindo a lábio-sincronização, foi feita com ocidentais.
O jogo recebeu uma recepção fraca pelos críticos, apesar de ter sido mais bem recebido pelos críticos japoneses do que os ocidentais. Uma queixa comum, especialmente no lançamento original do Xbox 360, foi de problemas gráficos, incluindo framerates baixos e "textura de pop-in" onde as texturas de alta resolução demoram a aparecer no tempo real do jogo. Outras questões incluídas as queixas sobre o enredo do jogo e sistema de batalha, ainda que estes não eram tão universais. The Last Remnant recebeu elogios por sua direção de arte e música, e sites de avaliação de todo o mundo deram notas mais altas para a versão PC do jogo do que a versão 360, devido a várias melhorias que a versão de PC oferece e também, aos inúmeros eventos de DLC's que precisam ser comprados pela Live do XBOX 360, pois no PC todos os eventos já estão no jogo original e são chamados de Extra Missions, e não DLC...
Este texto da Wikipedia, foi traduzido pelo Google Tradutor e corrigido por mim, Thiago Rojas com algumas adaptações que eu optei por adicionar devido a experiência que já possuo no jogo.
Estarei postando aqui um guia completo do jogo que eu traduzi cuidadosamente do guia estratégico da Bradygames, e inclui alguns pontos importantes do site The Last Remnant Wikia, também traduzindo cuidadosamente e explicando com minhas palavras para todos entenderem facilmente.
Também estarei postando tabelas explicativas de formações (que são muito complicadas), tarefas de Guilda e vários outros fatores que o jogo oferece.
Espero que gostem, obrigado.